20 março 2014
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Category: Dicas
20 março 2014, Comments: 0

A ingestão de água pelo corpo humano é de extrema importância já que uma desidratação ligeira pode provocar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral, sendo que se for continuada pode ter efeitos a longo prazo na nossa saúde, podendo trazer risco cardíaco, renal, respiratório e digestivo.
A necessidade de manter o organismo bem hidratado é fundamental para a saúde e bem-estar do organismo.

Em geral, no ser humano adulto o total de água do corpo varia entre 55% e 70%.

A água é essencial para que outros nutrientes funcionem apropriadamente dentro do corpo, apresentando funções de suma importância, como:

  • Fornecimento de material às células e proteção aos tecidos corporais;
  • Controle da pressão do corpo, ou seja manutenção do balanço apropriado entre água e eletrólitos;
  • Fazer parte do sangue. É o maior meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células. É também transportadora de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins;
  • Participar das funções dos nossos sentidos como, por exemplo, visão e audição. Os olhos também são envolvidos por líquidos, que refletem a luz;
  • Regular a temperatura corporal. A água é o maior constituinte do suor. Através da evaporação da pele, ocorre a dissipação do excesso de calor.

 

Mas não espere ter sede para pensar em consumir um copo d’água, o simples fato de você estar com sede já é sinal de que seu corpo está desidratado e é através desse sinal que ele pede para você beber água. Então ingira água, mesmo sem sentir sede.

E você sabia que a água também emagrece? Exatamente, estudos recentes apontam que consumir água 30 minutos antes das refeições faz com que você ingira aproximadamente 200 calorias a menos nas refeições.

Então vamos a algumas dicas:

  • O consumo de água deve começar logo pela manhã. Deixe um copo de água ao lado da cama e tome-o logo ao acordar;
  • Consuma água sempre mais fresca, durante todo o dia em quantidades menores e devagar e em pequenos goles;
  • Deixe sempre uma garrafinha de água ao seu lado;
  • Quando for à academia ou praticar alguma atividade física, não se esqueça de sempre levar uma garrafinha e se hidratar a todo instante;
  • Uma outra dica é esvaziar sua garrafa de 500 ml em até no máximo 2 horas.

E nesses dias quentes, nada melhor que um bom copo de água gelada!

Contato, dúvidas ou sugestões: nathaliasab@gmail.com

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